Parceria entre Mad Jack Beer Lab e ØL Beer Cervejas Artesanais lança 1º Concurso Mestre-Cervejeira – Edição IPA

Redação Comer Bem em Curitiba/ fevereiro 4, 2020/ Bebidas, Novidades/ 0 comments

Após um período de reestruturação, o Comer Bem em Curitiba volta com força total e nosso primeiro conteúdo é para as mulheres cervejeiras! Com inscrições já abertas, o 1º Concurso Mestre-Cervejeira – Edição IPA visa incentivar mulheres a apresentar receitas próprias para a categoria IPA. E mais: a vencedora fará brassagem na fábrica da ØL Beer Cervejas Artesanais, além de participar de visita à fábrica e de harmonização no Mad Jack Beer Lab. Confira a mais detalhes a seguir e saiba como participar!

Cervejas artesanais e uma paixão por novas experiências

A paixão por cervejas artesanais iniciou uma longa fase de estudos e resultou nas primeiras receitas do casal de mestres-cervejeiros Eduardo Vosgerau e Isadora Neier. O que começou como um hobby, com os anos de dedicação se transformou em uma atividade profissional e que hoje gera a produção semanal média de 10 mil litros na fábrica da ØL Beer, localizada em São José dos Pinhais (PR).

O casal de jornalistas Livia Santana, apreciadora do pão líquido, e Argentino Duarte, sommelier de cervejas, mestre cervejeiro e bartender, partilham inclusive o amor por cervejas. Esse interesse por água, malte e lúpulo levou Argentino Duarte a mergulhar de vez no mundo cervejeiro e, durante quase dois anos, gerenciou o bar da cervejaria 2Cabeças no Rio de Janeiro. No mesmo bar, Juliana Tavares, gerente de projetos de TI, sommelière de cervejas e amante de cervejas lupuladas, tornou-se amiga do casal em 2018. Juntos, os três resolveram viajar para Curitiba e empreender na capital da cerveja artesanal com o Mad Jack Beer Lab. Como o próprio nome já sugere, o bar é uma espécie de laboratório para criativas receitas e encontro das principais cervejas locais.

A rotina de operação de ambos os negócios é prova da presença feminina no mercado artesanal. No entanto, do outro lado do balcão, expressões como: “me vê uma cerveja de homem” e “quero uma cerveja para mulher, mais suave”, além das vagas para mulheres em alguns eventos cervejeiros que priorizam a beleza em detrimento do conhecimento, foram alguns dos comportamentos observados no mercado.

Lívia Santana, Juliana Tavares e Isdora Neier

Lívia Santana, Juliana Tavares e Isadora Neier (foto: Argentino Duarte)

Pensando nisso, os fundadores da ØL Beer Cervejas Artesanais e do Mad Jack Beer Lab se uniram para dar vida ao 1º Concurso Mestre-Cervejeira – Edição IPA. O concurso é destinado a mulheres brasileiras consumidoras e apreciadoras de cerveja artesanal e que queiram compartilhar suas produções caseiras. As inscrições já estão abertas e serão aceitas até o dia 29/02/2020. As vagas, no entanto, são limitadas às 50 primeiras inscrições. Completam o time de parceiros do 1º Concurso Mestre-Cervejeira – Edição IPA a Agrária Malte e a produtora de leveduras Bio4.

“Um dos principais objetivos do concurso é desmistificar a imagem de que mulheres se limitam à cerveja pilsen e destacar a presença feminina no mercado nacional”, explica a mestre-cervejeira da ØL Beer, Isadora Neier. “Mulher no meio cervejeiro não serve para ser bonitinha e atender nos eventos. Nosso objetivo é fortalecer as mulheres nesse mercado. Além disso, definimos para primeira edição o estilo IPA justamente para desmistificar o gosto feminino no cenário cervejeiro”, complementa a sócia-proprietária do Mad Jack Beer Lab, Livia Santana.

Confira as regras do 1º Concurso Mestre-Cervejeira

  • Podem participar cervejeiras caseiras de todo o Brasil.
  • A cerveja inscrita deverá ser produzida em equipamento particular, não podendo ser fabricada em estabelecimentos/equipamentos comerciais.
  • É vedada a participação de cervejeiras relacionadas aos patrocinadores e apoiadores do concurso.
cerveja-thor-belgian-ipa-no-mad-jack-beer-lab

Cerveja Thor Belgian IPA, feita pela Øl Beer Cervejas Artesanais (foto: Argentino Duarte)

Sobre os estilos de cerveja, serão aceitos somente os da categoria 21 do Guia de Estilo BJCP 2015, que inclui as seguintes subcategorias: IPA, American IPA, Specialty IPA, Belgian IPA, Black IPA, Brown IPA, Red IPA, Rye IPA e White IPA.

Também é possível marcar a opção: “ainda não decidi a categoria”, que está presente no formulário de inscrição. As candidatas que preencherem essa opção terão até o dia 29/2/2020 para escolherem em qual categoria participarão.

As inscrições para o 1º Concurso Mestre-Cervejeira são gratuitas, mas os organizadores incentivam a doação de rações para cães e gatos. O ato é facultativo e pode ser feito junto com o envio das amostras de cerveja caseira. Todos os produtos recebidos serão direcionados para ONGs da região de Curitiba (PR).

Vale destacar que as inscrições estão abertas a cervejeiras de todo o Brasil, porém as amostras para julgamento devem ser enviadas para Curitiba (PR), onde ocorrerá também a premiação e a brassagem. O custo tanto de transporte quanto de participação da cerimônia de premiação deverá ser custeado pelas inscritas.

A premiação

As 10 receitas vencedoras serão divulgadas em evento especial a ser realizado no dia 28 de março, no Mad Jack Beer Lab e ganharão uma visita guiada na fábrica da ØL Beer com a Mestre-Cervejeira Isadora Neier. As 3 primeiras colocadas, além da visita guiada, ganharão uma harmonização no Mad Jack Beer Lab. E a vencedora do concurso, além dos prêmios descritos acima, produzirá um lote de aproximadamente 500 litros da receita campeã na fábrica da ØL Beer.

“Assim como nós tivemos a oportunidade de transformar nossas receitas caseiras em cervejas maduras, queremos proporcionar isso – que também é um desafio – para outras cervejeiras. E foi em uma conversa com nossos amigos do Mad Jack que a ideia surgiu: fomentar e divulgar as mulheres cervejeiras do Brasil por meio de um concurso”, revela Eduardo Vosgerau, mestre cervejeiro e sócio-fundador da ØL Beer.

O regulamento para o evento já está disponível e pode ser lido neste link. Para fazer a inscrição, basta preencher o formulário: https://forms.gle/tUXuadwfydiwU5Uo6.

Sobre ØL Beer

Inspirada na cultura viking, a ØL Beer nasceu para desbravar e compartilhar novas receitas, conhecer novos sabores e ampliar a cultura cervejeira. Localizada em São José dos Pinhais (PR), a fábrica artesanal conta com estrutura de 1.200 m2 e que se destaca pela atenção à sustentabilidade, com aproveitamento de água e redução do desperdício energético e de matérias-primas. Vencedora da medalha de bronze na categoria Belgian IPA na Copa Cervezas de América 2019, a ØL Beer foca em utilizar apenas insumos de qualidade para elaborar cervejas criativas e entregar qualidade e preço competitivo para consumidores e compradores.

Sobre o Mad Jack Beer Lab

Black Jack, o enérgico gato de Juliana Tavares, foi inspiração para o nome do bar. O Mad Jack Beer Lab está localizado na Rua Mauá 827 – Alto da Glória, Curitiba (PR). O local conta com 10 torneiras de cervejas artesanais, além de petiscos e drinks. A ambientação remete a clássicos do cinema mundial, resultando em um ambiente intimista e que conta com o atendimento especializado e próximo dos proprietários. Abre de segunda a sexta-feira, a partir das 17h.

Serviço

1º Concurso Mestre-Cervejeira Edição IPA
Inscrições abertas no site: olbeer.com.br
Inscrições gratuitas. Pede-se a doação de rações para gatos e cachorros

Mais informações:
@cervejariaolbeer e @madjackbeer

@cervejariaolbeer e @madjackbeer

Via assessoria

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*