7 Lugares para experimentar o melhor da culinária da América do Sul em Curitiba
Se você é daqueles que gosta de experimentar novos pratos então atenção, porque esse conteúdo é para você! Dividida em 12 países, a América do Sul é uma mistura rica de sabores e costumes, que muitas vezes não conhecemos. Por isso, a equipe Comer Bem em Curitiba separou algumas sugestões de lugares que ficam na capital paranaense e que valem a pena conhecer.
Separamos os melhores lugares de Curitiba para você se deliciar com a culinária sul-americana! Tem comida brasileira, argentina, uruguaia, peruana, colombiana, boliviana e paraguaia.
Se você é fã de experimentar novos sabores, essa lista é para você. Confira:
Comida regional brasileira: Restaurante O Jardineiro
Localizado em uma das ruas mais tradicionais da capital, o Restaurante O Jardineiro é o recanto da culinário regional brasileira. De terça a domingo são servidos pratos de diversas regiões do Brasil. A noite, o cardápio muda e contempla comidas de boteco, porções, sanduíches, pizzas e coquetéis exclusivos da casa.
Para levantar ainda mais o astral, O Jardineiro tem música ao vivo de quinta a domingo, com muito MPB, samba e Bossa Nova interpretados por grandes músicos do cenário curitibano. De terça a sexta, a casa conta com almoço executivo com ratos variados. Já aos sábados é servido buffet de feijoada e aos domingos, buffet de barreado e um menu especial de carnes grelhadas servidas a la carte.
Horário de funcionamento:
Terça a sexta: das 11h45 às 14h e das 18h às 23h
Sábado: das 12h às 23h
Domingo: das 12 às 17h
Endereço: Av. Manoel Ribas, 227 – Mercês
Contato: (41) 3092-4419 | (41) 99941-8800
Instagram: @restauranteojardineiro
Site: ojardineirorestaurante.com.br
Culinária argentina: La Linda
Um pedacinho da Argentina no Brasil. O La Linda é um restaurante típico argentino, com um cardápio exclusivo. Na gastronomia argentina podemos perceber uma forte influência das comidas italianas, espanholas e de origem andina. O cardápio é baseado em carnes, massas e saladas.
A sugestão do chef é o bife de chorizo, um contra filé bastante conhecido dos brasileiros. Para acompanhar, um dos pratos exclusivos do La Linda: o revuelto gramajo (um mexido com batata frita, ervilha, presunto, cebola e ovos). Outra dica de dar água na boca é a humita, um prato andino feito de creme de milho com pimentão vermelho, cebola e queijo.
Bife de chorizo Revuelto gramajo Humita
Horário de funcionamento:
Terça a sexta: das 19h às 22h
Sábado e domingo: das 12h às 15h
Endereço: R. Pres. Rodrigo Otávio, 835 – Alto da XV
Contato: (41) 3078-1732
Instagram: @lalindarestaurante
Site: lalinda.com.br
Culinária uruguaia: La Panoteca Slow Bakery
“Cada niño viene al mundo con una flauta abajo del brazo”. Esse ditado popular uruguaio diz que cada criança vem ao mundo com um pão flauta embaixo do braço. Apesar do tradicional consumo de carnes, a culinária uruguaia também consome o trigo. O pão estilo flauta é habitual para os uruguaios, que costumam servir a comida em uma fatia de pão.
A La Panoteca Slow Bakery surgiu em 2012 com a proposta de melhorar a qualidade do pão que consumimos. Claudine e Oscar, o casal a frente da produção, seguem suas raízes e comercializam pães uruguaios, portugueses e paranaenses. Na La Panoteca encontramos cinco estilos diferentes do pão uruguaio, incluindo o tradicional pão flauta.
La Panoteca Slow Bakery Foto: divulgação
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: das 15h às 20h
Endereço: R. Gastão Câmara, 384 – Bigorrilho
Contato: (41) 3339-8405
Site: lapanoteca.com.br/
Culinária peruana: Peruano Gastronomia & Cultura
O chef peruano Fernando Matsushita garante: o Peruano Gastronomia & Cultura é o restaurante peruano mais completo e autêntico de Curitiba. Com receitas tradicionais, cardápio rico e diversificado e um espaço dedicado à cultura peruana (com artesanatos incas e murais pintados pelo próprio chef), o local promove desde um encontro cultural e gastronômico.
O chef traz duas indicações: o legítimo ceviche peruano, carro chefe da casa e o lomo saltado, prato mais consumido no Peru (composto pela mistura de filé mignon ou contra filé, cebola, tomate, pimenta ou pimentão, cebolinha, vinagre e shoyu). Este segundo prato é flambado com pisco, uma bebida tradicional peruana, antes de ser servido com batata frita.
Peruano Gastronomia & Cultura Lomo saltado Ceviche peruano
Horário de funcionamento:
Terça a sábado: das 11h30 às 14h30
Quinta a sábado: das 18h às 23h
Domingo: 11h30 às 15h
Endereço: Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 675 – Cristo Rei
Contato: (41) 3045-6711
Instagram: @peruanogastronomia
Culinária colombiana: Obleas Originales
“Nada que no solucione una arepa com queso bien colombiana”. O prato típico colombiano que aparece no filme Encanto (2021) também conquistou o paladar dos brasileiros. Respeitando a receita de seus ancestrais, o Obleas Originales produz a massa das arepas. A receita (que leva milho branco) dá origem as massas para as tradicionais empanadas colombianas.
O cardápio do Obleas traz recheios variados para as tradicionais empanadas e tudo é feito de forma artesanal e sem conservantes. Devido a pandemia, o restaurante trabalha sob demanda. Os pedidos podem ser feitos até a quinta-feira, para retirada aos sábados.
Arepa Empanadas
Horário de funcionamento: encomendas até quinta feira e retirada aos sábados.
Endereço: Av. Mal. Mallet, 334 – Ahú
Contato: (41) 9589-5284 – encomendas
Instagram: @obleasoriginalescuritiba
Culinária boliviana: La Casa de Las Salteñas
A salteña faz parte do típico café da manhã boliviano. A empanada tradicional boliviana é feita à base de trigo, podendo variar o recheio entre carne, frango, bacalhau, queijo ou legumes.
Carmen Boliviana está há 28 anos nas tradicionais feirinhas gastronômicas de Curitiba com o La Casa de Las Salteñas, incluindo as feiras da Praça Osório ao longo do ano. Confira abaixo a agenda para saborear suas salteñas favoritas:
- Terça-feira: Feira Noturna do Batel – 16h às 21h – R. Alexandre Gutierrez
- Quarta-feira: Feira Hugo Lange – 16h às 21h – R. Pres. Rodrigo Otávio
- Quinta-feira: Feira do Cristo Rei – 17h às 22h – Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco
- Sexta-feira: Feira da Praça da Ucrânia – 17h às 22h – R. Cap. Souza Franco
- Domingo: Feira do Largo da Ordem – 09h às 14h – Centro Histórico de Curitiba Largo da Ordem
Contato: (41) 3256-0230
Instagram: @saltenhas.bolivianas
Culinária paraguaia: Al Paso
Coladinho no Mercado Municipal de Curitiba está o Al Paso, uma portinha gastronômica, com serviço take away. Além de empanadas e pastéis de nata, o Al Paso vende as tradicionais chipas, derivadas da cultura paraguaia. Karyne Iancoski, chef e proprietária do local, morava em Campo Grande (MS), lugar em que o consumo da chipa é muito comum. Foi então que ela decidiu trazer a receita campo-grandense para Curitiba.
A chipa é semelhante à um pão de queijo, porém é feita no formato de ferradura e possui três sabores: tradicional, cebolinha e goiabada cascão. Huuuum…
Chipa tradicional, cebolinha e goiabada cascão Al Paso
Horário de funcionamento:
Segunda a sábado: das 08h às 18h
Endereço: R. General Carneiro, 1480 – Alto da Glória
Contato: (41) 3234-1841
Instagram: @alpasocuritiba