Ambientes complementam experiência no Ichigo Ichie
Alçado ao posto de um dos destaques da alta gastronomia de Curitiba em apenas três meses de funcionamento, o restaurante japonês Ichigo Ichie tem chamado a atenção não apenas pela comida. O projeto arquitetônico é outro elemento fundamental para proporcionar uma experiência diferenciada, aliando sofisticação a uma atmosfera acolhedora.
As características do espaço foram pensadas desde o início para completar o conceito que é celebrado até no nome da casa, como conta o chef Regis Hideki Shiguematsu. Ichigo Ichie é um conceito filosófico japonês que parte da premissa segundo a qual cada encontro é único e jamais voltará a se repetir da mesma maneira, pois tudo e todos estão em permanente mudança.
Trata-se de uma postura existencial que convida a desfrutar o presente de forma plena. “Cardápio, atendimento, adega de vinhos, carta de sakês e de drinks, junto com outros detalhes como a música, se aliam ao ambiente para que nosso cliente viva um momento realmente inesquecível”, resume o chef.
Arquitetura
O projeto se destaca por misturar elementos do minimalismo japonês com toques mais orgânicos, como define a arquiteta responsável pelo Ichigo Ichie, Karolinna Venturi. “Buscamos algo mais contemporâneo, diferente do espaço que as pessoas geralmente esperam de um restaurante japonês, com cores e composições muito parecidas”, explica.
No Ichigo, o elemento de grande destaque é a madeira, que reveste todos os ambientes. “Ela dá uma sensação de abraçar as pessoas, trazendo aconchego, ao mesmo tempo que reforça a sofisticação do restaurante”, completa Karolinna. “A textura puxa para um carvalho bem claro, que remete aos projetos japoneses”.
A aplicação da madeira exigiu muito trabalho: o teto, por exemplo, traz vigas na diagonal e se integra às paredes, também revestidas com o mesmo material, trazendo unidade ao espaço. Este, por sua vez, também destaca os móveis, todos feitos especialmente para o restaurante – uma das exclusividades são as mesas de formato orgânico, com formas fluídas e arredondadas. Algumas mesas até possuem aberturas das quais se projetam galhos de plantas que compõem o paisagismo interno.
O interior ainda conta com objetos de decoração e arte da loja Vanessa Taques Casa, incluindo uma instalação que remete a um origami, posicionada na parede do sushi bar. Tudo para garantir que um jantar no Ichigo Ichie seja aproveitado por todos os sentidos, como manda a filosofia original que lhe inspirou.
ICHIGO ICHIE
Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 19h às 23h30.
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 5970 – Seminário, Curitiba – PR
Reservas pelo WhatsApp: 41 9896-4928
Instagram: www.instagram.com/ichigocuritiba/
Via assessoria.
Foto: Macarios.