Vamos conhecer mais sobre a tradição “Lebkuchen” da TudoDiBonn?
Você sabia que existe um pedacinho da Alemanha em Curitiba? Estamos falando da TudoDiBonn, empresa que produz a bolacha Lebkuchen, de forma artesanal. Ao propósito a origem da bolacha doce, com a base de mel, vem desde a Idade Média.
A confeiteira e fisioterapeuta Claudia Bonn de Hollanda, proprietária da TudoDiBonn, atribui à infância que teve a paixão pelo universo dos doces. “Cresci dentro da confeitaria. Nós fazíamos chocolate, a gente fazia bolo, a gente fazia bolacha.” relembra.
Claudia possui ascendência alemã e usou essa vantagem para aprimorar seu conhecimento. Assim também se tornou uma especialista na produção das bolachas alemãs.
A saber: a Lebkuchen é vendida pela TudoDiBonn em duas versões: a primeira é feita com nozes, laranja cristalizada, lâminas de amêndoas, mel e especiarias; a segunda com avelãs, damasco, lâminas de amêndoas, mel e blend de chocolate.
“Essa bolacha costumava ser feita no Natal e juntávamos a família inteira para prepará-la. E aí enchíamos aquelas latas de bolacha, colocávamos uma maçã e tampávamos. Ela desidrata e, dessa forma, leva toda a umidade pra bolacha e não mofa, não estraga a maçã. Por causa do mel e das especiarias,” recorda.
Ao relembrar um pouco da infância, Claudia garante que a bolacha pode fazer parte de momentos como Páscoa e Natal, por exemplo.
Ingredientes especiais e embalagens personalizados TudodiBonn
Primeiramente, um dos segredos que ela absorveu, durante o curso, foi a utilização do mel silvestre sem perfume, pouco doce, para não brigar com as especiarias da receita. Por outro lado, a escolha do açúcar mascavo rústico traz umidade à bolacha – sem deixá-la seca.
Claudia destaca que, por exemplo, de outubro de 2021 até a Páscoa de 2022 foram meses intensos de testes, com a receita legítima Lebkuchen. “Eu tenho ascendência alemã – os meus tios, meus pais e todo mundo da família. No ano passado eu fiz o curso as bolachas, são dois sabores.” comenta.
A confeiteira diz que, no começo, “abrasileirou” um pouco a bolacha – no entanto sem deixar as principais características alemãs.
Nesse meio tempo a receita leva três dias para ficar pronta. Dentre as etapas, inclui primeiramente a pesagem de ingredientes e formatação, além de uma produção altamente cuidadosa.
Por fim, algumas das embalagens vendidas pela TudoDiBonn descrevem um pouco da história da Lebkuchen e o seu amor pela doceria.
Serviço
TudoDiBonn
Claudia Bonn de Hollanda
Informações: @tudodibonn
Telefone: 41 9114-3570
Por Redação CBC.
Fotos: Thalita de Lima e Assessoria.