Dicas de cervejas para acompanhar os pratos natalinos!!

Redação Comer Bem em Curitiba/ dezembro 20, 2018/ Bebidas, Dicas do chef/ 0 comments

Final de dezembro se aproxima e com ele vem o Natal. Data na qual amigos e familiares se reúnem para confraternizar e saborear pratos típicos. Que tal harmonizar a ceia de Natal com cerveja? O mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz separou algumas dicas para esta combinação ficar perfeita. Confira:

Nozes, castanhas e amêndoas

Os petiscos estão sempre presentes na mesa, seja para decorar ou para consumo antes ou depois das refeições. Como se trata de uma refeição mais leve, a cerveja mais indicada é a Pilsen, que inclusive é a mais consumida do mundo. As cervejas nesse estilo são mais claras, o amargor é menor e são mais leves e refrescantes.

 Carnes brancas, aves e suínos

Na hora de harmonizar com os pratos principais, a dica é a cerveja Pale Ale. O malte especial, combinado com o lúpulo selecionado, resulta em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto. A ideia é que o sabor da cerveja não se sobreponha com o da carne, por isso o mais indicado por Alexandre Vaz é esse estilo.

 Frutos do mar e peixes

Por serem pratos leves, a pedida é a tradicional cerveja de trigo Weiss, bastante popular na Alemanha. Com coloração opaca, fruto da não filtragem, possui espuma cremosa e duradoura. A Weiss combina com frutos do mar, peixes, pato assado e comidas alemãs.

 Acompanhamentos como arroz e frutas

Para quem já está habituado com cerveja, as Strong Ale podem ser uma boa pedida. Com aparência avermelhada, essa cerveja é uma legítima puro malte, com leve opalescência originada pelo dry hopping feito após a filtração do produto. Seu aroma é de malte doce com ésteres frutados, remetendo às frutas secas ou nozes. Arroz à grega, pratos com frutas ou farofa harmonizam com esse estilo.

 Sobremesas

As cervejas também podem resultar em uma ótima combinação com sobremesas. Para quem não abre mão do chocolate, o estilo mais indicado é o Porter, também conhecida como cerveja escura. De origem inglesa, possui notas de café e chocolate.

Veja mais sobre a Ashby:

 Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar uma microcervejaria na cidade Amparo (SP), a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Doutor em Física e apaixonado por cervejas, Scott ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990. Logo em seguida, começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais, tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*