Cervejas Natalinas: veja como harmonizar sua ceia este ano

Daniel Keller/ dezembro 19, 2017/ Bebidas, Comemorações e eventos/ 2 comments

Dezembro avançando, férias chegando, e o Natal e o Ano Novo estão aí! Nessa época festiva, uma das coisas que mais pensamos é em comer! Os planos para as ceias já começam a ser elaborados e com eles, também vem a lista de bebidas para as comemorações. Claro que os espumantes e champagne são as escolhas tradicionais, mas que tal fazer diferente e apostar nas cervejas natalinas para harmonizar as ceias?

Fiz uma lista de alguns estilos de cerveja que harmonizam com diversos tipos de pratos. Confira abaixo e celebre seu Natal e Ano Novo com uma boa cerveja!

Cerveja tipo Pilsen

Essa é a cerveja que agrada a maior parte das pessoas. Bastante versátil, combina muito bem com o nosso clima durante o mês de dezembro, que em muitos locais do Brasil, vem acompanhado também de temperaturas mais elevadas. Por ter um sabor suave e corpo leve, o estilo pilsen oferece ótimas possibilidades de harmonização.

Acompanha bem pratos mais leves e delicados, como saladas, nozes e sementes e carnes menos gordurosas (como o tradicional peru de Natal). Minhas sugestões são as cervejas artesanais MANIACS Pilsen e Sally Beer Eleanor Pilsen. Ambas são produzidas aqui em Curitiba!

 

A MANIACS Pilsen, da Maniacs Brewing Co.,  segue a tradição da escola cervejeira alemã. É uma cerveja refrescante e bem equilibrada. Tem coloração dourada, possui aroma floral típico dos lúpulos alemães e os maltes utilizados na receita trazem o sabor de pão e biscoito. Tem amargor bem suave e 4,5% de teor alcoólico.

Foto: Henrique Carnevalli (RockBreja)

Com nomes inspirados em clássicos Mustangs do cinema, as cervejas exclusivas do restaurante e bar Mustang Sally foram criadas em parceria com a cervejaria paulistana Garoa. A Sally Beer Eleanor Pilsen é superequilibrada. Seguindo a escola alemã, possui um marcante sabor de malte pilsen. A receita dessa cerveja também inclui um segundo malte especial, que dá a cor mais intensa a bebida. O single hop (adição de um único lúpulo) confere aroma e amargor. A Eleanor Pilsen apresenta corpo médio baixo, com 4,8% de abv.

Pale Ale

A palavra inglesa “pale” quer dizer “pálido”. Esse estilo de cerveja possui como uma de suas características mais marcantes, a aparência turva da bebida, que tem ligação com malte usado na fabricação. Comumente, a pale ale possui uma cor mais próxima do âmbar, indo para o avermelhado. Além do malte, essas cervejas têm o lúpulo mais presente, sendo um pouco mais amargas que as pilsen, por exemplo.

Minha sugestão é outra cerveja artesanal do restaurante e bar Mustang Sally: a Sally Beer Bullit APA (American Pale Ale).

Foto: Henrique Carnevalli (RockBreja)

Inspirada na cerveja American Pale Ale da Sierra Nevada, a APA do Mustang Sally traz quatro tipos de malte e três tipos de lúpulo (todos americanos). Ela é finalizada com dry hop para conferir o aroma característico ao estilo: cítrico e frutado. Mais encorpada, tem corpo médio e 5% abv. A Sally Beer Bullit APA harmoniza muito bem com pratos apimentados e são ótimas para carnes vermelhas, pernil ou tender.

Sazonais

Cervejas sazonais, como o nome já diz, são variedades feitas em épocas específicas do ano. Geralmente são mais complexas e produzidas em menor quantidade, o que só eleva o status da bebida. Minhas duas sugestões são a Sally Beer Pumpkin Ale e a Double Vienna Brut.

A Pumkin Ale do Mustang Sally é a primeira cerveja artesanal sazonal da marca. Muito saborosa e aromática, lembra aquele doce de abóbora caseiro. Criada para o Halloween deste ano, ela foi mantida como uma edição especial de Natal devido a boa aceitação de público. Ela é feita a partir de uma cerveja base com adição de pedaços e de calda de abóbora, em diferentes partes do processo de produção. Pouco amarga, tem 4,7% abv e é perfeita para harmonizar com carnes mais fortes e com carne de porco.

Foto: Amigos do Lúpulo

Claro que depois de falar tanto de culinária e harmonização, as datas pedem um brinde! Para esse momento, a sugestão da equipe do Comer Bem em Curitiba é uma bière brut.

Esse tipo de cerveja é feito com o mesmo método utilizado para fermentar o champagne. Por isso, cervejas bière brut são mais complexas e têm um sabor mais requintado. Não se preocupe porque assim como o champagne, esse tipo de cerveja pode acompanhar a refeição toda, do início ao fim da ceia (aliás, essa cerveja também é uma excelente dica para o presente de Natal)!

A Double Vienna Brut, da cervejaria Morada, é simplesmente MARAVILHOSA! Elegante e com sabor complexo, é uma cerveja sazonal, feita apenas uma vez ao ano. O que torna a hora do brinde ainda mais especial.

Essa cerveja possui um teor alcoólico mais alto, com 11,5% abv. No sabor, possui notas de caramelo, melaço e toques frutados de uva verde e frutas cítricas. É possível até mesmo sentir o sabor de damasco e de frutas secas e cristalizadas. É perfeita para aquele brinde especial de Natal ou de Ano Novo!

Boas harmonizações, boas festas e Feliz Natal!!!

Siga a Maniacs

www.maniacs.com.br

 /maniacsbrew

/maniacsbrew

Siga o Mustang Sally

www.mustangsally.com.br

/mustangsallybar

/mustangsallybar

Siga a Morada

moradaciaetilica.com.br

/moradaciaetilica

Leia também no Comer Bem em Curitiba:

2 Comments

  1. Pingback: Conheça os novos vinhos da Vinícola Franco Italiano

  2. Pingback: Dê um rótulo especial de whisky Johnnie Walker de presente de Natal

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.