Curitiba tem alta gastronomia dos petiscos até sequência de pratos
Os fãs de uma cozinha bem elaborada e atenciosa contam com uma variedade grande de espaços em Curitiba para viver experiências únicas. A alta gastronomia da capital paranaense tem passado por uma revolução, indo além de preparar clássicos franceses e buscando outras referências. A cozinha contemporânea trabalhada com insumos de alta qualidade de forma criativa e inspirações em outros países vem ganhando força. Há desde bares de alto padrão até casas com sequências especiais abrindo novas possibilidades na alta gastronomia.
Confira aqui seis indicações de endereços para celebrar a alta gastronomia em Curitiba:
Carlo Ristorante – O Carlo é a principal tratoria italiana da capital paranaense. Com buffet para o almoço, de segunda a sábado, a casa tem um menu à la carte variado para o jantar, também de segunda a sábado. O ambiente elegante e aconchegante é ideal para provar as criações que remetem à tradição italiana, como Risoto de Abóbora com camarões, Filé mignon ao funghi com ravióli de ricota e nozes ao molho de cogumelos, ou ainda a clássica Carbonara. A casa fica na Av. Iguaçu, 2820. Instagram: @carloristorante.
Lemí Bar – Inspirado nos izakayas japoneses e bares de tapas espanhóis, o bar que homenageia Paulo Leminski traz a descontração para a alta gastronomia. Com uma cozinha comandada pelo ex-Masterchef Eduardo Richard, o gastrobar destaca petiscos e pratos para compartilhar. A Croqueta de mortadela com pistache e straciatella e a Berinjela assada laqueada ao demi glace vegano com farofinha de zaatar, castanha de caju e pão de fermentação natural (pedida vegana) estão entre os mais pedidos. Já entre os individuais de maior sucesso, o Katsu Sando é um sanduíche de barriga de porco empanada, com maionese, molho tonkatsu (agridoce) e pão de leite. Com áreas internas e espaço externo, o Lemí fica na Al. Augusto Stelfeld, 811. Informações no Instagram@lemi.cwb.
Marcondes Cozinha Autoral – A cozinha criativa do Marcondes Cozinha Autoral vem conquistando um público fiel não só em Curitiba como fora da capital também. A casa está no topo das avaliações do TripAdvisor, com centenas de elogios ao Menu Confiance. O cliente apenas fala ao chef sobre restrições alimentares, e se deixa surpreender por uma sequência de pratos, que vão de criações originais a releituras, que geralmente não estão no menu normal da casa. Quem preferir, pode pedir os campeões do restaurante, como Socarrat de Polvo grelhado e Costela de lenta cocção, prensada com purê de mandioca e farofa crocante. A casa fica na R. Recife, 220. Mais sobre o Marcondes no Instagram @marcondesrestaurante.
Nuu Nikkei – O encontro das cozinhas japonesa e peruana com a alta gastronomia contemporânea conquistou seu espaço em Curitiba. O Nuu Nikkei tem uma proposta única na cidade, e se consagrou pelo trabalho criativo e qualidade. Insumos importados e tratamento de excelência nos pratos revelam sabores exclusivos. É o caso do Paiche Al Horno: Pirarucu laqueado ao molho bbq da casa, saque, castanha-do-pará e sal maldon, servido com mandioca crocante. Já o Ceviche La Mar combina camarão, peixe branco, polvo grelhado ao molho de ají (pimenta peruana) confitado. A casa fica na R. Fernando Simas, 333. Mais informações no Instagram @nuunikkei.
K.Sa – Idealizado pela chef Claudia Krauspenhar, ex-Mestre do Sabor, o restaurante equilibra referências da cozinha clássica com uma culinária contemporânea. Isso se reflete na decoração de ambientes acolhedores e sofisticados. Os frutos do mar fazem sucesso, em criações como Vieiras ao molho de marisco com farofa de cítricos e Atum selado com arroz negro, brócolis tostado e tomatinho doce. Na sobremesa, a pedida é o Mil Folhas de Quindim, que chamou atenção até da Ana Maria Braga, que levou a receita para o programa. O K.sa fica na R. Fernando Simas, 260. Informações no Instagram @k.sarestaurante.
ObST – O chef carioca Bruno Guarnido trouxe uma revolução para a cozinha do ObST. Inspirado pelo sabor da cozinha paranaense que o atraiu para Curitiba, alia referências contemporâneas internacionais para criar pratos como a Lula na brasa com pupunha, beldroega e uva. Um prato que já conquistou fãs é a Entranha de Waguy, com purê de cebola caramelizada e conserva de cogumelos. A seleção de vinhos e os drinks autorais foram pensados para harmonizar com a elogiada cozinha do espaço, que fica na Al. Prudente de Morais, 983. Mais sobre a casa no Instagram @obst.lugar.
Via assessoria.