Chocolates sem lactose e smoothies funcionais vencem Desafio Gastronômico de Startups
Competição inédita incentiva lançamentos de produtos para trazer inovação para a gastronomia curitibana. Chocolates sem glúten e sem lactose e smoothies que seguem o conceito de “super food” foram os vencedores.
Gerar negócios lucrativos vinculados a startups em desenvolvimento, sempre com foco na criação de soluções e experiências gastronômicas inéditas para o mercado de Curitiba: esse é o objetivo do 1º Desafio Gastronômico de Startups. O concurso é uma iniciativa do Pátio Batel como parte do projeto do Pátio Gastronômico, idealizado em conjunto com a Mapie. A competição contou ainda com a parceria do Centro Europeu, principal escola de gastronomia do Brasil, responsável pela escolha e suporte dos empreendedores finalistas. O resultado foi divulgado durante evento na noite da última quinta-feira, 3 de maio, no Pátio Batel.
Felipe Soifer, diretor do shopping, acredita que o Pátio Batel inova mais uma vez, ao oferecer oportunidades para novos talentos na cena gastronômica de Curitiba. “A experiência está sendo fantástica. A postura do Pátio Batel de fomentar o empreendedorismo por meio da criação de novos espaços gastronômicos em um lugar de grande exposição é uma iniciativa marcante. Essa é uma oportunidade que deve ser agarrada pelos participantes”, afirma.
Os projetos vencedores do 1º Desafio Gastronômico de Startups, foram: Flè Cacau e Oliva (chocolates a base de azeite, sem glúten e sem lactose) e Spark Co. (smoothies funcionais).
A proposta da Flè Cacau é criar chocolates artesanais para agradar os olhos e o paladar: com beleza e maciez. Os produtos são feitos com ingredientes naturais e sem aditivos. A empresa já comercializa barras e trufas de chocolate e, com a operação no Pátio Batel, vai trazer novidades para o público.
Os smoothies do Spark Co. atendem as necessidades dos apreciadores da linha fit. Sem açúcar, são feitos com frutas e ingredientes variados, que podem ser consumidos em qualquer hora do dia. As bebidas seguem o conceito de super food, termo usado para designar alimentos que contém todos os nutrientes necessários para manter uma dieta saudável.
As demais equipes finalistas foram: Friend and Fish (explora o conceito de alimentação pocket, que pode ser servida em “caixas”), Original Munich Express (a especialidade será um sanduíche alemão) e Racler (pratos à base de queijo raclette).
Inovação saborosa
O Desafio Gastronômico de Startups identificou ideias inovadoras em modelos de negócio, produtos, processos, serviços e tecnologias em operações gastronômicas. “O objetivo é estimular o empreendedorismo e as boas ideias”, acrescenta Giulia Quirino, superintendente do Pátio Batel.
Para se inscrever na competição, os participantes apresentaram sua proposta e um plano de negócios. Os projetos foram analisados por um júri técnico, que selecionou 15 equipes que deram sequência ao Desafio Gastronômico de Startups. Os vencedores terão suas lojas subsidiadas com tempo máximo de permanência de 1 ano – período ideal de teste mercadológico para que a empresa se consolide e mude para um novo espaço. Eles também terão mentoria e acompanhamento do negócio por uma equipe formada por profissionais do Centro Europeu.
O chef Celso Freire, que compôs o corpo de jurados, disse que se surpreendeu com a qualidade e profissionalismo dos cinco finalistas. “Foram projetos muito bem elaborados. Aqui começa um novo desafio e quem sabe a grande guinada da vida desses empreendedores”, comentou Celso Freire.
Dudu Sperandio, que comanda grandes restaurantes de Curitiba e é professor do Centro Europeu, relata que se surpreendeu com todos os produtos, e que será cliente assíduos dos criadores de chocolates e smoothies. “Desejo a todos muito sucesso na gastronomia de Curitiba e no mercado nacional”.
Rogério Gobbi, conselheiro do Centro Europeu, parabenizou todas as equipes que tiveram a coragem de se inscrever no desafio. “Nós continuaremos incentivando os vencedores, durante as mentorias na operação, por um ano, e já convidados os corajosos e empreendedores a participarem da próxima edição, em 2019”, finaliza.
Conheça mais sobre os vencedores do desafio:
Flè Cacau e Oliva
/flecacaueoliva
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Spark Co.
/sparkcosmoothies
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